José António Pereirinha
pereirin@iseg.ulisboa.pt
Professor Catedrático Aposentado do ISEG, Universidade de Lisboa
Investigador do GHES (Gabinete de História Económica e Social), CSG/Universidade de Lisboa.
https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/homepage/pereirin

 

Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Doutorado (PhD in Development Studies) pelo International Institute of Social Studies da Universidade de Roterdão (Holanda) e Agregado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa. É Professor Catedrático de Economia (aposentado) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, onde coordenou e ensinou disciplinas de introdução à Economia, economia aplicada e macroeconomia do crescimento (licenciatura em Economia), políticas públicas sociais (licenciatura Economia, mestrado em Economia e Política Social e mestrado em Economia e Políticas Públicas) e estudos de desenvolvimento (doutoramento em Development Studies). Criou e coordenou, durante vários anos, o mestrado em Economia e Política Social e o programa de doutoramento em Development Studies. Foi Presidente do Departamento de Economia e Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. É actualmente investigador do Gabinete de História Económica e Social (GHES/CSG/ISEG, Universidade de Lisboa), onde faz investigação, publica e tem orientado dissertações de mestrado e teses de doutoramento nos domínios da Política Social, História do Estado Social, Desigualdades Sociais, Pobreza, Exclusão Social e Necessidades Sociais, Rendimento Adequado e Orçamentos de Referência (Reference Budgets).

 


 

 

Professora Auxiliar no ISCSP-Universidade de Lisboa e investigadora no Centro de Administração e Políticas Públicas. Doutorada em Ciências Sociais, na especialidade de Sociologia. Integra atualmente o Board da ESPAnet. Tem lecionado no âmbito da Política de Habitação; Política Social Comparada; Temas Avançados de Política Social e Métodos de Investigação. Investiga e publica sobre: análise comparada da política de habitação; transformação do estado social; redes sociais e capital social.
 


 


Pedro Hespanha
pedro.hespanha@gmail.com
Professor Associado Jubilado da Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra
https://ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es/pedro-hespanha

 

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra em 1968 e Doutorado em Sociologia pela mesma Universidade em 1990. Professor Jubilado da Faculdade de Economia de Coimbra e Membro Fundador do Centro de Estudos Sociais. Tem investigado e publicado nas áreas da política social, sociologia da saúde e da deficiência, estudos rurais, pobreza e exclusão social e, mais recentemente, economia popular e solidária. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL/CES) e membro da Rede Portuguesa de Economia Solidária. Coordenou até recentemente o Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades do Centro de Estudos Sociais. Foi Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra entre 2002 e 2004, Presidente do Conselho Científico do CES entre 2010 e 2013 e membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra entre 2012 e 2016. Foi investigador Visitante da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e Professor-Visitante das Universidades Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), Växjö (Suécia), Agostinho Neto (Angola) e Universidade Internacional de Andaluzia. Atualmente é Professor Visitante do ISCTE-IUL.

 


 


Francisco Branco
fnbranco@fch.lisboa.ucp.pt
Professor Associado na Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa
https://fch.lisboa.ucp.pt/pt-pt/node/9881?parent-page=12311&change-language=1

 

Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Doutorado em Serviço Social (especialização: Política social e movimentos sociais) desde 2001. Leciona História do Serviço Social, Investigação Social e Política Social. Coordenador do Doutoramento em Serviço Social. Membro do Catolica Research Center for Individual, Family and Social Wellbeing, da UCP. Membro da direção da European Social Work Research Association – ESWRA, e membro do Conselho Editorial do Critical and Radical Social Work Journal. A sua pesquisa recente centra-se nos domínios da História do Serviço Social em Portugal e na Relação de Serviço Social e Política Social. Tem desenvolvido investigação sobre a participação de académicos de serviço social na política social, e ainda no padrão de rendimento mínimo em Portugal com base na abordagem consensual qualitativa.